Sale!

Mulher Desesperada

O preço original era: 10,00 €.O preço atual é: 9,00 €.

Na aceção mais antiga, pálio era uma capa ou manto, que passou por várias formas. Era um adorno feito em lã de cordeiro, pretendendo re- presentar a ovelha tresmalhada, que o pastor (padre) colocava sobre o ombro esquerdo e levava para o seu rebanho. Esta parábola da ovelha tresmalhada, que o pastor procurava no deserto, era, para os padres da Igreja, a imagem de Cristo Morto, considerado como o símbolo do grande poder papal. O pálio teve várias formas e feitios, desde cachecol a adornos semelhantes, não indo para além de uma espécie de colarinho, com a largura aproximada de seis centímetros. A certa altura, passou a ser uma vestimenta larga e comprida, que recobria o padre. Mas, depois, voltou a ser colocado sobre os ombros. Atualmente, tem a forma de Y, não sendo mais largo do que 10 centímetros, e usa-se envolto ao pescoço, em que a haste inferior da referida letra cai a meio do peito do sacerdote, qualquer que seja o posto que ele tiver, desde o padre até ao Papa. Neste pálio, existem cinco cruzes, a pretender lembrar as chagas de Cristo ao ser Morto.

REF: 9789895660582 Categoria:

César Gomes nasceu em Escalhão e reside no Porto onde exerce a profissão de médico.
Em Lisboa foi responsável pelo Serviço de Medicina I, no Hospital de Santo António dos Capuchos, e Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara, cargos que deixou em 1954 e foi para Angola. Licenciou- se em Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina do Porto, em 1969. Em Angola trabalhou como enfermeiro-chefe do Hospital Central da Boa Entrada na CADA e, em Luanda, já como médico, foi assistente da Faculdade de Medicina. Fez a especialidade de Medicina Interna no Hospital Universitário de Luanda e, em 1975, teve de regressar a Portugal, como retornado, onde fez a especialidade de Gastrenterologia. Diferenciou-se em Laparoscopia com o Prof. Marti Vicente, no Serviço do Prof. Francisco Villardel, em Barcelona. Na Fundação Calouste Gulbenkian fez o Curso de Ultrassonografia Digestiva. No Hospital Geral de Santo António especializou-se em Proctologia com o Dr. Amílcar Mascarenhas Saraiva. Desempenhou o cargo de Assistente da Faculdade de Medicina do Porto durante 15 anos. Participou na criação do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João, no Porto, e fez parte do 1.o quadro da Especialidade, onde exerceu as funções de Gastrenterologista graduado em Chefe de Serviço. Fundou ali as Unidades de Laparoscopia e Proctologia.

Foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Proctologia. Criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro, de que foi seu presidente durante 10 anos. Tem publicações em revistas de Portugal, Espanha, EUA e Noruega. Proferiu palestras sobre temas médicos no Brasil, Espanha, Itália, Checoslováquia e Polónia. Publicou os livros: “Via Sacra e Meditação”, “Raia Molhada”, “Ontem, Futuro de Amanhã” e “ANGOLA, o 4 de Fevereiro de 1961”.

Peso 0,230 kg
Dimensões (C x L x A) 1,2 × 16 × 23 cm

Também pode gostar…

Shopping Cart
Scroll to Top