Armindo de Ceita do Espírito Santo nasceu na ilha de São Tomé, em outubro de 1954. É licenciado e mestre em Economia pelo ISEG/UL e doutorado em Economia pelo ISCTE-IUL. É professor coordenador do Ipluso da ULHT e investigador do CEsA-ISEG/UL. Foi professor associado convidado da Universidade Moderna entre 1992 e 1996, professor do Instituto Superior de Hotelaria e Turismo (ISMAG/ ISHT da ULHT) entre 1996 e 2000 e professor da ULHT entre 1996 e 2002 e 2004 a 2007. Exerceu funções e cargos dirigentes no ensino secundário público até 1989. Foi diretor-geral dos impostos em Timor-Leste e consultor fiscal na missão UNMISET das Nações Unidas entre 2002 e 2004. Foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (BISTP) no triénio de 2016-2019. É funcionário da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) desde 1989 e, presentemente, assessor da Direção de Serviço de Formação da AT. É autor de livros e artigos sobre São Tomé e Príncipe e Cabo-Verde.
Economia de São Tomé e Príncipe – entre o regime do partido único e o multipartidarismo
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Este livro analisa as mudanças estruturais de ordem política e económica que ocorreram em S. Tomé e Príncipe no período pós-independência. O livro mostra que as reformas económicas introduzidas tanto no regime do partido único como no do multipartidarismo não conduziram à melhoria da situação económica do país. O resultado foi uma progressiva degradação das condições de vida das populações com a pobreza a atingir uma maior base social nos períodos mais recentes. Uma estrutura produtiva baseada em torno da decadente economia do cacau, instituições políticas e de administração pública muito frágeis, que favorecem a prática da corrupção, condições externas geralmente desfavoráveis e um paradigma de desenvolvimento desfasado das realidades sócio-económicas de S. Tomé e Príncipe explicam o mau desempenho do seu processo de desenvolvimento. Este ensaio propõe uma alternativa de desenvolvimento alicerçada em actividades de invisíveis, instituições eficientes e um modelo de desenvolvimento do tipo “gradualista”, em oposição ao paradigma dominante.
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