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«Fin qui ho parlato…» A condição profissional dos músicos na Lisboa oitocentista e outros ensaios

O preço original era: 18,00 €.O preço atual é: 16,20 €.

O presente volume reúne um conjunto de textos da autoria do musicólogo Francesco Esposito (1964-2020), seleccionados e organizados por um grupo de amigos e colegas, que assim prestam homenagem à sua memória e ao seu legado. Trata-se de uma série de artigos e capítulos de livros, escritos entre 1999 e 2020, que se encontravam dispersos por diversas publicações científicas nacionais e internacionais, precedidos por um inédito, mais concretamente uma das últimas comunicações orais que Esposito proferiu e que versava um dos seus recentes interesses de investigação: a relação de Rossini com a realeza portuguesa. A ordenação dos textos parte do mais recente para o mais antigo, permitindo acompanhar em retrospectiva o seu percurso como investigador e temáticas que lhe eram caras, para as quais contribuiu com perspectivas inovadoras: da vida musical e do associativismo profissional dos músicos na Lisboa liberal à actividade pianística em Nápoles, passando pela crítica musical. Em vários destes textos é possível descortinar a questão que conduzia o seu trabalho nos últimos anos e viria a dar origem ao projecto a que se dedicava quando foi surpreendido pela morte: «Ser Músico em Portugal».

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«Num contexto tradicionalmente caracterizado pelo protagonismo das estrelas das companhias italianas e que não permite ainda a emancipação dos serviços tradicionais constituídos por funções privadas e públicas e, em definitivo, de um sistema de encomendas e patrocínios que remete para uma prática e uma mentalidade musical de cunho antigo, o músico lisboeta geralmente é marcado, nestes anos, por um forte sedentarismo e, dado em parte consequente, por um forte corporativismo que parecem nos antípodas do individualismo intrínseco ao novo concertismo oitocentista» (p. 122).

FRANCESCO ESPOSITO (1964-2020) diplomou-se em Piano e História da Música em Nápoles, antes de se doutorar em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa. Foi investigador do CESEM e do INET -md (NOVA FCSH), membro do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira e co-IR do projecto PROFMUS – Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985). Leccionou em diversas instituições portuguesas e foi autor de vários artigos e de uma importante monografia sobre a vida musical lisboeta oitocentista: «Um Movimento Musical como nunca houve em Portugal»: Associativismo musical e vida concertística na Lisboa liberal (Colibri 2016). Em 2011 venceu a V edição do Prémio Liszt, com um ensaio sobre a estadia de Franz Liszt em Lisboa em 1845.

Peso 0,6 kg
Dimensões (C x L x A) 2,3 × 16 × 23 cm

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