«Reestruturar e capitalizar a TAP não será suficiente. A TAP não tem a massa crítica para sobreviver na concorrência do mercado comum da aviação.»
[Consultores 1993].
«Em 2000, já “havia duas grandes questões, uma era o volume de perdas e a outra era a falta de capital próprio.»
[Fernando Pinto].
«A questão central é que a TAP não pode continuar a obter pequenos resultados, mantendo-se, apenas, no limiar da sobrevivência.»
[Fernando Pinto, 2006].
«O que apresentámos “ao governo português foi pensado com base em aviões que ainda não existiam e pensando em rotas que ainda não tinham sido testadas.»
[David Neeleman sobre 2015].
«A música agora é outra na TAP.»
[Pedro Nuno Santos em 29.04.2020].
«Não há mais auxílio para a companhia que tenha recebido ajuda de emergência ou reestruturação nos últimos dez anos»
[Comissão Europeia, 2014].
1. Porquê um livro sobre a TAP? Porque temos uma vida pessoal e profissional que se cruzam com o transporte aéreo e um interesse genuíno pela história económica e financeira da TAP. Chegou, assim, a hora de partilhar este conhecimento com todos os que gostam e se interessam pela evolução e pelo futuro da TAP.
2. A TAP terá futuro? É a pergunta frequente, no português sem ideias pré-concebidas que se interessa pela TAP (e pelo que a TAP vai custar aos contribuintes). O livro sai quando está no auge a negociação entre o governo e a Comissão Europeia. Em pano de fundo, a TAP não ser viável, sem o tráfego Europa-Brasil-EUA no hub de Lisboa, quando a sua recuperação se anuncia longa.
3. Destacamos a rutura entre os cinquenta anos da TAP-companhia de bandeira e o tempo da TAP- -transportadora aérea europeia, com início no auxílio do Estado, em 1994. Esta rutura continua a ser ignorada por muita da elite nacional e está na origem do atual novo auxílio do Estado, a ser avaliado pela Comissão Europeia. O final deste processo só será conhecido após a publicação deste livro, cujo texto limitado é datado de 25 de outubro de 2020.
Sergio Palma Brito






![A Noite que Mudou a Revolução de Abril A Assembleia Militar de 11 de Março de 1975 [2.a ED.] (transcrição da gravação original)](https://edi-colibri.pt/wp-content/uploads/2024/03/NoiteMudouRevAbril_2ED_9789896898489-400x576.jpg)
