Sale!

Guerras do Alecrim e Mangerona – Música de António Teixeira e libreto de Antônio José da Silva

O preço original era: 15,00 €.O preço atual é: 13,50 €.

Guerras do Alecrim e Mangerona estreou-se no Teatro do Bairro Alto em 1737 e desde então frequentou o repertório de diversos teatros luso-brasileiros pelas décadas seguintes, alcançando o século XIX. O texto, dividido em duas partes, foi publicado desde o primeiro momento, ganhando reedições, sobretudo inserido na compilação de obras de António José da Silva, chamada Teatro Cômico Portuguez.
A música nunca havia sido publicada até o momento, mas tudo indica que manteve-se em uso por todo o século XVIII, ao menos, embora com alterações pontuais. o sucesso para a longevidade de texto e música reside seguramente no sólido domínio do metier a que se devotaram os dois artistas e na habilidade com que abordaram criticamente e de modo muito bem-humorado a sociedade luso-brasileira urbana de seu tempo.
Esta é, até o presente momento, a ópera mais antiga em língua portuguesa, cuja música chegou até nossos dias, embora não tenha sido a primeira da parceria dos dois Antonios. Bastaram a eles cinco anos, entre 1733 e 1738, para escrever ao menos sete espetáculos juntos e com elas entrar para a história, antes da Inquisição ter interrompido a vida do Judeu e assim a parceria do António brasileiro e do António português, mas não a obra, porque como advertira Semicúpio: “… que se ponha silêncio nesta matéria, sob pena de serem assuntos de minuetes e andarem por bocas de poetas, que é pior que pelas boca do mundo”
(Parte 2, Cena VII).

Número de páginas: 154

REF: 9789896897383 Categoria:

Autor:
Márcio Páscoa graduou-se em Música-Instrumentos Antigos pelo Instituto Artes da UNESP, onde obteve o Mestrado em Artes/Música.
Doutorado pela Universidade de Coimbra em Ciências Musicais Históricas, é professor efetivo de História da Música e Música Brasileira na Universidade do Estado do Amazonas, onde coordena o Laboratório de Musicologia e História Cultural desde 2005 e é membro do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes.
Autor de cinco livros e editor de cinco óperas, contribui frequentemente com diversas publicações.
Dirige e toca na Orquestra Barroca do Amazonas, com a qual percorreu dezenas de cidades brasileiras e ainda em Espanha, Itália e Portugal, sobretudo com repertório luso-brasileiro dos séculos XVIII e início do XIX, destacando-se aí o espetáculo Ópera no Brasil Colonial.
Com a OBA gravou cinco CDs deste repertório e subiu ao palco com diversas produções, dentre elas a estreia brasileira contemporânea de Guerras do Alecrim e Mangerona (2010).

Peso 0,450 kg
Dimensões (C x L x A) 1 × 21 × 30 cm

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Guerras do Alecrim e Mangerona – Música de António Teixeira e libreto de Antônio José da Silva”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também pode gostar…

Shopping Cart
Scroll to Top