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Com excepção do conjunto formado pela Igreja e Convento de São Tiago e pelo Castelo medievo e seu perímetro amuralhado, o Património do actual concelho de Palmeia é ainda muito desconhecido de visitantes e estudiosos. O projecto de inventário que ora se cumpre, com levantamento e análise o mais possível sistemática das existências patrimoniais nas cinco freguesias do concelho – Palmeia, Pinhal Novo, Poceirão, São Pedro da Marateca e Quinta do Anjo – vem atestar a importância de um acervo artístico que é por demais relevante, não só o que foi produzido à sombra da poderosa Ordem militar de Santiago, mas também uma série de igrejas, capelas, solares, quintas, conjuntos arquitectónicos urbanos e rurais, com seus recheios atestando uma diversidade de peças de escultura, de azulejaria, de pintura, de talha, de mobiliário e de outras artes que testemunham a constante e qualificada encomenda artística que foi produzida nesses espaços ao longo da Idade Média e da Idade Moderna e continua a ter continuidade no nosso tempo. Fruto de uma pesquisa estruturada com incidência nos levantamentos de campo e na investigação de arquivos e outras fontes, pode-se dar agora a conhecer um património histórico-artísrico assaz valioso, e que inclui algumas peças e conjuntos de qualidade excepcional, o que confere ao concelho de Palmeia significado social e assume papel de destaque nas rotas turístico-culturais do nosso país.
Vitor Serrão é Diretor do Instituto de História da Arte, coordenador da área de História da Arte, do Departamento de História, Membro efetivo da Academia Nacional de Belas-Artes e do ICOMOS, Vice-Presidente do CICOP-Portugal.
Comissário das exposições Josefa de Óbidos e o tempo Barroco (catálogo de 1992: ‘Prémio Nacional Gulbenkien’ de História da Arte) e «A Pintura Maneirista em Portugal – Arte no Tempo de Camões» (1995). Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975), é Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – tese: O Maneirismo e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses (1982), publicada em 1983 pela IN/CM (‘Prémio Nacional José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes’) e Doutorado na mesma área pela Universidade de Coimbra – tese: A Pintura Proto-Barroca em Portugal, 1612-1657 (1992).
Vítor Serrão é autor de diversos livros e estudos sobre arte portuguesa do Renascimento, do Maneirismo e do Barroco.
Peso
1,5 kg
Dimensões (C x L x A)
2,8 × 20 × 26 cm
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